Thursday, May 17, 2012

Quem Quer Abrir Uma Importadora De Vinhos? Final Chapter

E chega ao fim a mitologica trilogia "quem quer abrir uma importadora de vinhos". Hoje tratarei das dificuldades que o cidadao encontra apos comprar os vinhos na origem. Deixei links para partes I e II da trilogia no fim da "materia". 


Burrocracia, logistica


E entao chegam os vinhos no porto. As primeiras barreiras sao financeiras e logisticas. Os portos no Brasil sao caros, e ainda mais se comparados aos resto do mundo. Geralmente as mercadorias passam algum tempo esperando uma vistoria ou olhada do pessoal autorizado. Se passar do tempo havera cobranca de aluguel pelo uso do espaco, salvo quando a empresa tiver armazens no porto, o que tambem significa despesas.


Hoje em dia ha uma demora muito grande na liberacao das cargas. Voce pode ficar sem varios clientes como resultado. E ainda ha a selagem nas garrafas, processo lento e caro. Agradeca quem saiu com essa perola na sua primeira importacao. Lembro que os impostos sao pagos a vista.


Apos a selagem voce tera que submeter seus vinhos a um laboratorio a cada nova safra. Sabe quem paga a analise quimica dos vinhos? Adivinha.




Pos Porto/Parto


Oba, agora os vinhos  partiram e he so correr para o abrazo. Mas espera um pouco, os impostos foram pagos, todos a vista --acabei de falar isso--. A empresa ja comeca no negativo antes mesmo de vender a primeira garrafa. Prepare-se para o salame que esta a caminho.


Recursos Humanos


Tudo pronto, agora sim podemos sair para vender. Mas quem vai vender os vinhos? A escassez de profissionais competentes para a venda ou de boa indole ou os dois he algo assustador. Voce tera que pagar bem mais que o mercado para tirar alguem de uma boa importadora ja estabelecida. Vendedor nao quer vender, quer tirar pedido. Todos que conheci ate hoje que estavam tentando abrir novos mercados, novos clientes, nao aguentaram. Quer um bom vendedor? Pague. E reze para ele comecar a vender logo, senao sua folha de pagamento vai ficar mais cara que toda a operacao.


O comprador


Prepare-se para lidar com a maior gama de pilantras e sem-vergonhas que ha no planeta. Compradores de lojas, restaurantes e afins. Um monte de sommelier esta doido para morder "rolhas"e outras compensacoes para empurrar o seu vinho. Voce tem estomago ou caixa para engordar bandido? Lembre-se que voce esta no Brasil. Queria etica e honestidade tambem no mundo dos vinhos? Raros compradores sao eticos e honestos. Eu conheco poucos. 


O cliente final
Nao recomendo dar uma de heroi e trazer vinhos que ninguem quer. Ninguem entre aspas. Exemplo? Vinhos suicos. Vinhos do mexico. Vinhos da Croacia. Adianta fundamentar uma importadora em nichos tao pequenos e dificeis de serem encontrados ou feitos? Brasileiro durante minha encarnacao atual vao continuar no chile, argentina e/ou os europeus baratos, frutados. Pronto. O resto vem depois da empresa estar totalmente consolidada.




O Pagador


Importador novo he como carne nova para abutres. Muitas pessoas vao se aproveitar do seu pouco conhecimento de mercado e fazer pedidos logo de cara. Espere que poucos te paguem, caro trouxa. Pedidos grandes? Os nomes no mercado sao conhecidos. Geralmente os calotes ocorrem quando aumenta a distancia da entrega. De SP a GO e DF ocorrem muitas coisas....Cuidado.


Marketing
Os Eventos


E eis que surgem varios eventos, encontro daqui, encontro dali. Voce ira a todos. Muita gente (bebada) vai tomar seus vinhos, olhar na sua cara e elogiar sua selecao. Provavel que venda 3 garrafas a mais apos cada evento. Alguem falou que seu vinho foi o melhor do encontro? Grande colza. Tudo se esquece, nada se vende. Eventos sao um mal necessario no comeco. Depois voce (se tiver proteina na cabeca) sabera dizer se aquilo he para sua empresa algo bom ou nao.


Revistas, Divulgacao


Digamos que voce tem muito dinheiro para gastar mesmo. Vai comprar espaco em varias revistas e websites. Jamais um importador me falou que aquilo deu retorno. "he para construir imagem" me disseram. Se o produtor pagar pelo espaco, aproveite. Azar o dele.


E meu caixa? Quem o constroi?


Blogueiros, jornalistas


Aqui uma grande fonte de decepcoes. Alguns blogueiros ate que sao serios (poucos), mas a maioria existe somente para tomar vinho de graca e ir a eventos para encher a barriga (voce vai se lembrar disso quando conhecer essa gente). 


Jornalistas vao avaliar seuss vinhos, vao gostar e escrever. Espere um aumento de 2.3% nas vendas no dia por causa disso. Nada, de fato. Mas tambem faz parte do jogo conhecer essa gente. Me lembro de uma jornalista de um jornal de SP que exigia em voz alta que eu abrisse uma garrafa de vinho antes da hora para ela. Quando vejo a foto dessa ruminante me lembro do tanto que a mae nao a educou. 


Resultado


Um mercado dificil e cruel, com muita gente quebrando e entrando o tempo todo. Muita instablidade por parte das regras, leis e do mercado. Fica muito cara a conta para aprender fazendo. Lei da economia. Learning by doing. Ferro na certeza.


Conte com forca de venda eficiente e bem relacionada (que vai te custar dinheiro), bons e vendaveis produtos a bons precos. O resto he uma bucha so. Como todos sabem, quanto menor a barreira de entrada, menor sera o lucro. E vice-versa. Basico!


Como falei anteriormente nos dois capitulos anteriores, sua paixao por vinhos nao merece que seu dinheiro apanhe na mao de tanta porcaria.


Agora os links:


PART I

PART II

4 comments:

  1. Caro João. Conheci seu blog quase por engano, fazendo uma pesquisa no Google sobre importação de cervejas.
    Parabéns pela forma sincera e clara na escrita. Compartilhar sua experiência é algo mais do que altruísta. É quase como um apêndice para um plano de negócios.
    Abraços e muita diversão com o que o vinho trás mesmo de prazeroso.
    Douglas Carvalho
    Curitiba - PR

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    1. Obrigado Douglas. Acho que meu altruismo he meio egoista tambem. Como sempre digo a todos, o espaco he para construirmos conhecimento. Sempre que houver algo legal para dizer, seja bem-vindo.


      Sds

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  2. Olá João,
    Antes de mais nada, meus sinceros agradecimento pela genialidade e sinceridade que aborda o mercado do vinho em seu blog. Sei que o mercado é ferrenho e bastante agressivo.
    Estou pensando se abro uma importadora/distribuidora de vinhos ou se trabalho como agente internacional de duas vinícolas. Encontrei alguns produtos diferenciados que creio ter potencial no mercado brasileiro. Estou apostando diferentemente da maioria das importadoras, em produtos diferenciados pela aparencia (e não tanto pela qualidade) e pela proposta, com um público alvo diversificado (jovens de classe média-alta). Estou arrumando contratos de exclusividade com as vinícolas (europeias no caso). Entretanto, como acabei de confirmar minhas suspeitas, o mercado me parece asqueroso.
    Gostaría de vender para cadeias de supermercados e mais a frente para boates e bares. O que você acha que devo fazer? Investir em criar uma importadora, ou trabalhar como agente internacional?
    Você acha que eu deva buscar parceria com alguma importadora existente para que ela faça todo o tramite legal de importação (radar, impostos, etc) ou isso é cair no conto do vigario?

    Obrigado desde já pela atenção,
    Att. Raphael

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    1. Raphael,

      continue estudando, arrume um otimo emprego e va ao exterior tomar vinho como turista.

      Se quiser insistir com essa roubada de mercado de vinho, ou voce he louco, ou masoquista.

      Estude, trabalhe, curta a vida.

      You've been warned and advised.

      SDS

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